Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Em Que Está Alicerçada A Sua Vida?

A Casa Construída sobre a Rocha

“E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.


Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerce, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela  casa”.


Lucas 6.46 a 49 (Bíblia Sagrada – Edição Trinitariana).
EM QUE ESTÁ ALICERÇADA A SUA VIDA?
Jesus nos coloca duas opções:
1 – O homem que edifica sua casa sobre a rocha;
2 – O homem que edifica sua casa sobre a terra, ou areia.
Então, onde está alicerçada a sua vida?
Jesus nos diz claramente que aquele que observa a sua palavra, edifica a sua casa sobre a rocha. A rocha simboliza a Palavra de Deus. A família não é só constituída de pai, mãe e filhos, ela precisa de um fundamento, e esse fundamento é o próprio Jesus Cristo, Salvador e Senhor. A casa que é fundada na Rocha, bate a corrente, mas ela permanece firme! Passa tribulação, passa apertos, passa dificuldades, todas aquelas dificuldades diárias que todo ser humano enfrenta, porém permanece firme, pois tem um alicerce. Jesus nos exorta, como podemos chamá-lO de Senhor, se não atentamos para sua palavra? Como podemos dizer que o servimos, se não cumprimos o que Ele nos diz? Para ter nossa vida e nossa casa alicerçada na Rocha, temos que ouvir e observar a Palavra de Deus. E o que significa observar?
Observar, segundo o dicionário é : VER, EXAMINAR, OBEDECER, GUARDAR, CUMPRIR FIELMENTE.
Todo aquele que observa a Palavra de Deus tem a certeza que sua vida e sua casa, está alicerçada na Rocha!
Você tem duas escolhas.
Qual delas você acha que é melhor para sua vida?
Eu acredito que você tenha respondido, edificar sobre a rocha.
Então, edifique sua casa hoje mesmo na Rocha:
“Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a Verdade, e não há nele injustiça; Justo e Reto é”. Deuteronômio 32.4 e 5.
“Não há Santo como o Senhor; porque não há outro fora de Ti; e Rocha nenhuma há como o nosso Deus”. I Samuel 2.2
“Vive o Senhor, e bendito seja o meu Rochedo; e exaltado seja Deus, a Rocha da minha Salvação”. II Samuel 22.47
“Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, Eleita e Preciosa; e quem nela crer não será confundido”. I Pedro 2.6
Que Deus te abençoe em Cristo Jesus.
Ademir e Rosiane Carneiro.

Que Fazes aqui, Elias?

“E eis que a Palavra do Senhor veio a Elias e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”. I Reis 19.9
Eis a pergunta do Senhor a um homem de Deus chamado “Profeta do Fogo”, escondido dentro de uma caverna. Mas vamos por em ordem os motivos pelos quais Elias veio a se esconder dentro de uma caverna:
1 – Elias foi ameaçado por Jezabel;
2 – Elias temeu por sua vida;
3 – Elias pediu em seu ânimo a morte.
Elias, um homem de Deus, por um instante se sentiu só, sem forças, em muitos momentos de nossas vidas podemos nos sentir sozinhos, fracos, porém, Deus está conosco, não nos desampara nem um só momento! O Anjo do Senhor por duas vezes o deu a comer, o que o fortaleceu caminhando por quarenta dias e quarenta noites, interessante que foi o mesmo tempo que Jesus passou no deserto em jejum sendo tentado! Há amado (a) na Palavra de Deus algo sobrenatural, um alimento que nos dá ânimo, que nos fortalece, que estimula o nosso espírito a vencer a carne, que nos renova em meio a uma profunda tristeza e desgaste emocional, algo que só o Senhor pode nos conceder, algo que vem do trono de Deus, da sua Grande Misericórdia e Benignidade, algo que só é concedido aos seus verdadeiros filhos.
Em I Reis 19.5 diz: “E deitou-se, e dormiu debaixo de um zimbro…”, o mesmo aconteceu em Lucas 22.45 “E levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza”. Qualquer um na condição de Elias poderia se sentir deprimido, desanimado, quantas vezes deixamos o medo, a angústia nos abater e ficamos dormindo espiritualmente, mas o Senhor diz: Que fazes aqui? O teu lugar não é dentro desta caverna, não temas.
Jesus disse aos seus discípulos: “Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação”. Quantas vezes estamos tão acomodados que não temos força nem mesmo para orar! A oração é uma arma poderosa para vencer as artimanhas do maligno. Deus disse para Elias: “Sai para fora, e Põe-te neste monte perante a face do Senhor”. E como hoje podemos estar perante a face do Senhor? Pela oração, quando colocamos nossos joelhos no chão e clamamos ao Senhor com um coração sincero e humilde, entramos na presença do Senhor!
O segredo para sairmos da caverna está na ORAÇÃO, se estais fraco, ore! Se estiverdes desanimados, ore! Se estiverdes aflito, ore! Em toda e qualquer circunstâncias ore, ore sempre!
Se perdestes a tua esperança, Deus nos chama para que saiamos de nosso auto-isolamento. Ele é um ser Relacional. Temos mais valor quando nos relacionamos primeiro com Deus e então com os outros.
“Ninguém tem maior amor do que Este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. João 15.13
Aqueles que encontraram a paz em Cristo sabem que a sua mensagem é uma mensagem de generosidade. A generosidade e a importância estão intrinsecamente ligadas. Ao darmos, recebemos. Ao nos esvaziarmos, somos cheios, ao dobrarmos os joelhos, somos erguidos.

Deus sempre cuida dos seus!

Deus sempre quer o melhor para os seus filhos. O Senhor não precisava ter nos criado. Mas nos criou, à sua imagem e semelhança nos criou. Nos colocou num lugar totalmente aconchegante e seguro. Ouvíamos a sua voz, queria saber como estávamos. Colocou à nossa disposição tudo o que queríamos. Tanto que andávamos à vontade. Sem nos preocuparmos com tempo e espaço. Nos sentíamos livres para fazer o que gostávamos. Demos nomes aos animais, às plantas, tudo o que os nossos olhos podiam contemplar! Podíamos sentir a paz e o sossego, sem limites para dormir e acordar. Parecíamos como crianças! Correndo para um lado e para outro. Sabendo que tudo o que nós precisássemos seria feito, comer, beber… Se vestir? Para quê? Por quê? Para quem? Nos incomodarmos? Jamais! Poder correr e sentar na grama bem verdinha… Mergulharmos no rio e sentirmos o frescor de uma água pura e límpida! Podermos ser nós mesmos! Somente presenciar e admirar a criação de Deus!

Descubra o Poder de uma Declaração de Amor

SE O AMANHÃ NÃO VIER…

“Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você dormir, eu aconchegaria você mais apertado e rogaria ao Senhor que protegesse você. Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você sair pela porta, eu abraçaria, beijaria você e a chamaria de volta para abraçá-la e beijá-la uma vez mais. Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu ouviria a sua voz em oração, eu filmaria cada gesto, cada palavra sua, para que eu pudesse vê-la e ouvi-la de novo, dia após dia. Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer: EU TE AMO, ao invés de assumir que você já sabe disso. Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu estaria ao seu lado, compartilhando do seu dia, ao invés de pensar: “Bem, tenho certeza de que outras oportunidades virão. Então eu posso deixar passar esse dia”. É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão. E nós teríamos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta. É claro que haverá outro dia para dizermos um para o outro: “EU TE AMO”, e certamente haverá uma nova chance de dizermos um para o outro: “Posso te ajudar em alguma coisa?”. Mas, no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que temos juntos, eu gostaria de dizer-lhe O QUANTO EU AMO VOCÊ!”.
Espero que nunca nos esqueçamos disso!
O dia de amanhã não está prometido a ninguém, seja ele jovem ou velho. E hoje pode ser sua última chance de segurar bem apertado a mão da pessoa que você ama. Se você está esperando pelo amanhã, por que não fazer hoje? Porque se o amanhã não vier, você, com certeza, se arrependerá pelo resto de sua vida de não ter aproveitado aquele tempo especial com um sorriso, um abraço ou um beijo. Tudo porque você estava “muito ocupado” para dar àquela pessoa o que acabou sendo o último desejo que ela queria. Então, abrace o seu amado, a sua amada, o seu filho, a sua filha HOJE. E dê esse abraço bem apertado. Susurre no seu ouvido, dizendo o quanto você o (a) ama e o quanto o (a) quer junto de você. Gaste um tempo para dizer: “Desculpe-me”; “Por favor”; “Me perdoe”; “Obrigado”; ou ainda, “Não foi nada”; “Está tudo bem”. Isso porque, se o amnhã jamais chegar, você não terá que se arrepender pelo dia de hoje. Pois o passado não volta e o futuro talvez não chegue. Papai, mamãe, marido e esposa: parem agora por alguns minutos e reflitam sobre essa mensagem. E pratiquem-na!
Lembre-se, amor em família é uma arte, um malabarismo, por vezes um heroísmo: essencial como o ar que respiramos

por pastor Josue Gonsalves

Vamos falar da Alegria

Para falar de alegria, precisamos de uma especialista nesta área. Conhecendo Deus, posso com muita humildade abordar esse empolgante tema, pois foi Ele quem me deu um ministério precioso, inovador, e as especializações vieram diretamente do Espírito Santo. Minha formação vem da “Universidade da Adversidade”. Aprendi primeiro, hoje posso ensinar. Minhas teses vêm do texto da segunda carta aos Coríntios 1: 3-5:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo”.
Vamos fazer todo o Brasil conhecer o “modus operandi” de satanás na revelação feita por Jesus Cristo num texto tão conhecido como João 10:10:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
Roubar é a atividade número um dele, ainda que, avisando o povo de Deus a respeito disso, ele se camufle. Ele gostaria muito de dizer que “mudou” também neste tempo de mudanças. Alguns pregadores equivocadamente chegam a dizer que ele agora está usando “sapatinho de algodão”, porque entra e sai sem fazer barulho. Quero revelar algo novo: seus pés e seus passos são horríveis e ele não consegue ficar camuflado e em silêncio como imaginam. Isso porque quando mencionamos o precioso nome de Jesus, sempre cai a sua máscara. Ele sempre é expulso. Seu silêncio se torna um estrondo. Não queremos papo, nem conversa, nem queremos ouvir as suas mentiras. Ele nem precisa fazer aquela algazarra toda para obedecer.
Para falar da alegria, que é o segundo elemento dentro do fruto do Espírito (Gálatas 5:22) precisamos falar que satanás vive dissimuladamente roubando a alegria do povo, inclusive do povo de Deus. Ele não ocupa a alegria roubada para nada, pois não se encaixa dentro de seu perfil. No seu estilo de atuação sempre transparece sua chocarrice, chacota, deboche, zombaria, sarcasmo, ironia, gozação. Porque alegria ele não sabe usar. O seu propósito é ver o ser humano arrasado, triste. Ah! E o que ele mais consegue quando rouba a alegria é roubar a força. Sem força, sua vítima torna-se fraca.
Fraco?! Sim! Porque ele também conhece o texto sagrado, o qual na verdade produz o que ele diz: “A alegria do Senhor é a nossa força”(Neemias 8:10). Ele não vai se meter com alguém que está forte, pois sabe que vai levar a pior. Desde sempre, mas especialmente em uma das jornadas de Israel pelo deserto (Números 33) ele atacou os fracos e cansados que iam ficando para trás. Deuteronômio 25: 17 e 18:
“Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; Como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus”. Então quando você está alegre você está forte. Quando você pedir em oração força a Deus, Ele te dará alegria.
Qualquer um pode usar o “Termômetro da Alegria” para medir a força. É muito notável uma pessoa alegre. E é muito notável também a ausência da alegria numa pessoa. Tem outra coisa ainda pior que é viver oscilando entre graus de alegria e graus de pena. Lamento dizer, mas tem muita gente tomando remédio para dormir, tem muita gente assistindo comédia para rir. Tem muita gente tomando energéticos para recobrar a vitalidade. Tem muita gente pregando a depressão. Pregando?! Sim, falando muito dela, dando muita importância, a criando como um tigrezinho de mascote e satanás dando risada. Roubando a alegria, ele consegue colocar a depressão e seus derivados irritantes: a chatice, a crítica, o desânimo. E nesse estado, a vítima fica propensa a blasfemar, duvidar e negar.
Quando um cachorro toma um sapato de couro para morder, enche de furos, tira pedaços fora. Não será possível restituir esse sapato. Não é bíblico colocar remendo novos sobre panos velhos (Lucas 5:36). Ficaria esteticamente ridículo esse sapato cheio de remendos. No caso da alegria, estamos autorizados por Deus a não fazer um remendo, mas colocar algo novo. O mesmo Espírito Santo que estava sobre Jesus, agora está sobre mim para ministrar através deste material a troca. Tiraremos agora, em nome de Jesus, a cinza, e te daremos uma coroa de glória. Tiraremos também a tristeza e te daremos óleo de gozo. Essa troca inclui também mudar esse espírito angustiado por vestes de louvor, a fim de que seja glorificado (Isaías 61:3).
As cinzas falam de algo que passou, morreu, terminou. São as lembranças. Muitas delas doloridas, amargas, difíceis. Mas o óleo de alegria é a pessoa do Espírito Santo, causador e mantenedor de toda alegria. Ao terminar de ler este artigo, mãos à obra. Não espere outro mês chegar. Comece agora a sentir a alegria do Senhor. Comece a tirar agora esse trapo chamado tristeza e te vistas deste manto chamado ALEGRIA.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mãe também é mulher

A maternidade é fator importante na vida da mulher. Não é meramente por acaso que somente ela é capaz de gerar, trazer ao mundo e nutrir um ser humano.  Biologicamente, foi criada por Deus para isso. Psicologicamente, mesmo por causa de influências culturais, também.
Poder-se-ia explicar de outra forma por que as mulheres impossibilitadas de serem mães buscam de forma frenética e, muitas vezes, até  de uma forma irracional um meio de ter um filho?
Através dos tempos, as mães têm sido decantadas em prosas e versos. Sua dedicação tem sido enaltecida e seu amor comparado ao amor de Deus.
No entanto, pode haver várias razões pelas quais uma mulher gera um filho, como por exemplo, satisfazer a expectativa do seu meio social ou tentar melhorar o relacionamento em seu casamento.
Porém, aproxima-se a hora em que a mulher precisa repensar o antigo lema de que "ser mãe é sofrer no paraíso". É claro que a maternidade requer responsabilidade, compromisso, muito amor, grandes doses de paciência, muita energia física e mental, doação, capacidade de dar afeto e demonstrar alegria.
Mas, ser mãe, é privilégio também, pois é maravilhoso presenciar o crescimento sadio e harmonioso de nossos filhos, dar retoques em sua personalidade e acompanhá-los pelos caminhos da vida até se tornarem homens e mulheres maduros e responsáveis.
Há de se reconhecer a importância que uma mãe tem na vida de seu filho - tanto quanto a de um pai. Entretanto, parece haver um laço mais forte, como daquele cordão que os uniu durante longos meses ou o alimento doado a cada conjunto de horas.
Psicólogos do mundo inteiro, através de livros, revistas, artigos, filmes, etc. falam sobre a importância de ser uma boa mãe e dão conselhos para isso. Há uma grande cobrança em torno dela. A partir daí, pode-se instalar o medo e a culpa de criarem filhos desajustados dos padrões da sociedade. Daí, a importância de ressaltarmos que a mulher-esposa e a mulher-mãe são complementos da mulher pessoa.
Assim, se esta não tiver desenvolvido um senso de valor próprio e uma capacidade de realização pessoal, o antigo sentimento de desamparo da "menininha do papai" virá à tona, mais forte do que nunca, quando se deparar com a fase do "ninho vazio". O que fará quando os filhos seguirem seus próprios caminhos?
Ser mãe envolve a responsabilidade conseqüente da maternidade e o privilégio de dar ao mundo um ser humano único, singular. Mas é construindo-se como uma pessoa que pensa, ri, chora, acerta, erra, ama e tem sentimentos que a mulher, certamente, descobrirá para si uma forma harmônica, coerente e prazerosa de exercer sua função de mãe e esposa, sem esquecer-se da pessoa que é como mulher.

Por: Psic. Elizabete Bifano

Carta a futura sogra do meu marido

Querida mamãe.

Quero iniciar esta carta agradecendo a senhora por tudo que fez por mim. Posso até mesmo dizer que lhe devo a minha vida, pois foi a senhora quem me gerou, trouxe à luz, alimentou, cuidou e educou por tantos anos.

Obrigada pelo seu amor, por sua dedicação, por seu trabalho, pelas horas de sono e preocupação que gastou comigo, pelo incentivo e apoio nos estudos.

Obrigada pela transmissão da fé em Deus e em Jesus, por me ensinar o caminho e importância da igreja e de fazer o bem às pessoas carentes.

Quero agradecer-lhe também por me ensinar a cuidar da casa, a cozinhar, lavar, passar e administrar.

Mamãe, jamais hei de esquecer e deixar de ser-lhe grata por tudo isso e por muito mais, que vai além das simples e limitadas palavras.

Hoje, quando presta a me casar, lembro sempre de agradecer a Deus por sua vida e por toda a "herança" que me transmitiu. Fui sua filha sentindo muita honra de tê-la como mãe. Durante todos estes anos que estive em sua companhia, debaixo de um mesmo teto, cumpri meu papel como filha - honrando-a, respeitando-a e amando-a.

Você e papai cumpriram com êxito seus papéis e agora Gênesis 2.24 se cumpre em nossa família: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher..."

Agora, depois do meu casamento, meu papel de filha se tornorá secundário. Continuarei sendo sua filha, continuarei a amá-la e respeita-la e, quando for preciso, cuidarei da senhora.

Entretanto, o papel de esposa deverá ser colocado em primeiro lugar na minha vida. É este o plano de Deus traçado desde a criação. Como mulher casada, seguirei o meu caminho. A senhora e o papai me deram ensinamentos suficientes para que agora eu possa construir minha própria família. Quando for mãe, certamente usarei muito do que aprendi com a senhora.

Sinto uma grande vontade de poder experimentar coisas novas também. Com certeza não poderei reproduzir fielmente o que aprendi com a senhora, pois sou uma pessoa e a senhora é outra. Sendo assim, pode ser que eu cometa alguns erros, mas quero ter a liberdade de cometê-los e a oportunidade de consertá-los. Aprenderei com a vida, com os erros e acertos a ser uma esposa e mãe tão boa quanto a senhora foi.

Sempre terei muita alegria e prazer em receber a senhora em minha casa, mas quero pedir-lhe a gentileza de ser discreta em suas observações e comentários. Que respeite a maneira como administrarei minha casa e família. Que considere e conviva com meu futuro marido com muita sabedoria e carinho. E se porventura eu e ele discordarmos de algo e nos desentendermos diante da senhora, não se preocupe em defender a mim ou a ele, pois somos adultos o suficiente para lidarmos com nossas diferenças.

Da mesma forma quero pedir-lhe que me dê a oportunidade de ser mãe plenamente. Que me conceda o privilégio de educar e corrigir meus filhos da maneira como eu e meu marido combinarmos. Do fundo do coração, espero que a senhora seja uma vovó maravilhosa. Desejo que meus filhos a admirem, amem e respeitem. Que sintam prazer e alegria de ir visitar a vovó ou de receber a vovó em nossa casa. Sei que a senhora é plenamente capaz de conduzir o relacionamento entre nós para que assim seja, pois a senhora é uma grande mulher e uma pessoa muito especial.

Mamãe, quero dizer-lhe que estou muito feliz nesse momento de minha vida. Sinta-se também assim; com a sensação gostosa de missão cumprida. A senhora tem uma vida para viver e tenho certeza de que poderá desfrutar abundantemente dela agora que não precisa se dedicar tanto a mim. Minha oração será a de que a senhora seja muito feliz e que possamos desfrutar dessa felicidade e compartilhá-la muitas vezes, mesmo estando cada uma vivendo sua própria vida.

Mais uma vez, obrigada. Muito obrigada. Que Deus a proteja e abençoe com muita graça e bondade.
Com todo o amor e carinho de sua filha.

Até que o computador nos separe

Por: Nelson Domingues           
Quem poderia imaginar que um dia  estaríamos pensando sobre o computador como  fonte de crise  e discórdia dentro do casamento? Parece estranho, mas é verdade! Você sabia que no ano de 2009 nós,   internautas brasileiros,  passamos cerca de 23 horas e 47 minutos por mês, utilizando a internet? Para entendermos este fenômeno que tem afetado nossas relações  familiares,  precisamos considerar  contextos históricos importantes.
Observando a cultura judaico-cristã, detectamos que o  o núcleo familiar foi preservado ao longo do tempo como fonte de entretenimento, e  algumas questões implícitas neste modelo são pertinentes.  Reunir a família como forma de perpetuação da tradição oral,   ou contar as histórias do povo hebreu, por exemplo, permitiu um comprometimento relevante com o núcleo familiar, percebido até os dias de hoje   . É difícil   conceber em nosso pós-moderno modo de enxergar a vida que, não existia televisão, rádio, internet e muito menos enegia elétrica,  ao contrário disso,  eram utilizadas  candeias, e ao redor desta “precária” iluminação é que tudo acontecia, impossibilitando que os membros da família ficassem longe uns dos outros.
Entretando, mesmo muito bem servidos  de todo aporte tecnológico, e até mesmo autores de grande parte de modernas tecnologias digitais. Israel hoje é um dos maiores exportadores de tecnologia em jogos de raciocínio, por ter preservado ao longo da história jogos em família. 

Hoje Israel exporta, inclusive para  o cenário educacional  brasileiro,  este tipo de tecnologia,  metodologias que utilizam-se de jogos de tabuleiro e desafios,  entre outros, que estimulam e  estruturam  o pensamento lógico de seus alunos.
Feuerstein, teórico judeu que ampara estas metodologias como fonte estruturadora do raciocínio e Vygostsky, filósofo de relevância na área educacional,   concordam que o ato de brincar  é fundamental para a formação do indivíduo. Estes eventos, quando vistos sob uma perspectiva Cristã, ganham intensidade por terem sido grande fonte agregadora do núcleo familiar.
Mas as relações mudam, e com a Revolução Industrial  no século XXIII, o surgimento da energia elétrica e a sua utilização para a  economia, contribuiu para mudanças significativas nos relacionamentos, pois a partir de então há o  aumento da jornada de trabalho,   surgindo também novas perspectivas de  consumo,  e tempo.
Podemos então entender que depois do advento da energia elétrica,  as relações humanas, e e principalmente as familiares  mudam muito; o tempo e as oportunidades regem as relações familiares. Estavamos prestes a uma grande mudança; surge na década de 30 o aparelho televisor, a TV nossa de cada dia, consolidando-se massivamente  por volta dos anos 50.
Quanto a TV ganha massificação, as relações familiares novamente passam por uma transformação. É ao redor da TV, e não mais da candeia,  que as pessoas diariamente se sentam,  e juntas passam a assistir programas; estão próximos,  mas  a interação começa a desaparecer.
As próprias crianças com o tempo passam a mudar sua maneira de agir, já que começam a assistir programas infantis, e passam a deixar de brincar,  sozinhas ou  coletivamente, para assistir TV. A televisão passa a ser  a maior fonte de entretenimento das pessoas. Historicamente,  passamos de 7 ou 8 canais de TV para ter acesso a, no mínimo, mais  de 50 canais através de planos básicos de TV a cabo.
Porém o mundo continua mudando e sua relações também. Marshall  McLuhan  filósofo dos anos 60,  dizia  que o mundo seria reduzido a uma aldeia global,  e que as pessoas passariam a relacionar-se de maneira diferente. Em uma de suas publicações 
“Os meios de comunicação de massa como extensões do homem” (1964),  Lunhan enfatiza que o meio é a mensagem, ou seja,  o papel do canal e do código em termos do impacto da comunicação no mundo, consolidando assim o conceito da  aldeia global como novo ambiente de uma nova esfera de relações. 

Os cidadãos desta aldeia global seriam dotados de um aporte tecnológico significativo, bem como  uma visão pluriculturalista; deveriam ser estes indivíduos versáteis linguisticamente,  entre outras características - este foi o prenúncio da globalização.

Hoje, desfrutando de uma sociedade globalizada imersos na aldeia global de McLuhan,  discernimos dois perfis de indivíduos quanto a  capacidade de interação tecnológica; são eles, os nativos digitais, ou seja, indivíduo com menos de 20 anos que cresceram imersos em meio a uma cultura tecnológica enfevescente, e nós outros,  cidadãos que estão no estágio imigratório à todo este universo digital.
Os benefícios da rede são notórios - Richard E. Mayer, ícone dos estudos  de aprendizado multimídia, descreve em  seus trabalhos a relevante economia constatada pelas empresas com o adventos das salas virtuais e o ganho instrucional causado pelo meio digital. Com isto, o ambiente corporativo não mais necessariamente é o local para instruções profissionais, e sim é   sutilmente convidado a invadir os lares, o tempo de lazer e o tempo em família. Que fique claro - não  sou contra a tecnologia, e desfruto de suas benéfices,  mas tenho estudado e observado a falta de maturidade  com que  lidamos com essa ferramenta.
 ainda o perigo da pornografia que está ali no seu próprio quarto,  ou através da amizades que muitas vezes iniciam-se despretenciosamente, mas acabam por revelar a  intenção da perversidade sexual embutida,  e com isso as famílias passam por correr riscos Isso pode começar por uma “simples amizade” num site de relacionamento.  A pergunta que faça neste momento é –O que leva uma pessoa a buscar amizades na rede? Pasmem, mas a pornografia  tem viciado mais do que o crack! Um estudo do Senado Americano  do  Comite de Ciência e Tecnologia, segundo  Mary Anne Layden, co-diretora do programa de  Psicopatologia e Traumas Sexuais da Universidade  da Pensilvânia,  diz que a pornografia é o maior perigo para a saúde psicológica das pessoas.
Segundo estudos feitos em  de 2002, nesta época existiam cerca de 400.000 sites pornográficos e cerca de 70 milhões de pessoas acessavam  pelo menos um site pornográfico por semana.  Estudos realizados pelo Professor Richard Drake da Universidade Brigham Young nos EUA, nos relatam que a pornografia pode causar danos com efeitos similares ao da cocaína, produzido dependência e disturbios mentais.
Estudos realizados nos EUA nos alertam que cerca de 40% dos cristãos são afetados pela pornografia, ou tem acesso a ela. A  revista americana Leadership fez uma pesquisa com pastores americanos,  e constatou que aqueles que gastavam mais tempo na internet eram provavelmente  os que acessariam  sites pornografico.
Paulo, apóstolo,  nos ensina a não nos deixarmos dominar por coisa alguma, e neste caso, o computador, não pode nos dominar, o ideal é que nos disciplinemos, já que isso acaba afetando nossos relacionamentos em casa, evidentemente o computador pode e deve ser usado, mas é preciso ter cuidado  no tempo gasto diante dele.
Pensando nesta mudança na sociedade, não podemos  subestimar  o poder de sedução  da internet. Se antes os pais interagiam com os filhos, a televisão tirou  este tempo onde todos pelo menos estavam juntos.  O computador acaba muitas vezes contribuindo para a redução da interação familiar. Durante o dia e noite interagimos com outros via e-mails, orkut, facebook, msn e  outros,  e acabamos  não nos relacionando pessoalmente com nossos familiares.
Penso que a internet tem mudado alguns paradigmas em nossa sociedade, a começar em  nossas prioridades de tempo, para  que o  importante se torne urgente, aliás, tudo se torne urgente – Você sabe o quanto é cobrado pelos retornos imediatosde e-mails; se há confirmação de leitura então, nem se fale. Quero dizer que o urgente são nossas famílias, nossos filhos, esposas, a base de nossa sociedade! O que Deus instituiu como ponto de partida para uma vida frutifera e prospera.
Diante de tudo isso,  em  minha realidade pastoral e clínica,   já aconselhei casais que  passavam por crises em seus  relacionamento em virtude do tempo dispendido  diante do computador, pois o computador pode ser uma fuga; é melhor  se relacionar com várias pessoas virtualmente  do que encarar os problemas do dia-a-dia.
Concluo  refletindo em algumas ações práticas - examinar a verdadeira motivação do tempo dispendido na internet - Será que não é uma fuga do diálogo de nossa cotidianeidade?
Será que não seria interessante pensarmos no próprio relacionamento conjugal? O que temos buscado? Qual é o tipo de relacionamento que me tem me satisfeito? Qual o que de fato me satisfaz? Principalmente, para que haja crescimento no relacionamento é preciso estabelecer.
Uma questão prática está na 5 linguagens do amor de Gary Chapman, que se cada casal buscar entender a linguagem do amor do outro , com certeza o relacionamento vai melhorar:
1-      Palavras de afirmação: Elogios e estímulo verbal de suas características.
2-      Presentes: Presentes são provas físicas e visíveis de consideração e carinho.
3-      Atos de Serviço: Fazer algo pela pessoa.
4-      Tempo de Qualidade: Dirigir-lhe a atenção
5-      Toque Físico: Abraço, beijo e toque
Saiba usar o computador, mas não se esqueça de se relacionar, e com qualidade com seu cônjuge.

A mulher sábia

Deus pergunta aos Pais

sementes para a infancia

O que será que Deus vai perguntar aos pais... Naquele dia...

Deus não vai perguntar se vocês andaram na moda. Deus está mais preocupado com os nossos adornos internos: não quer que a gente guarde amargura, que a gente alimente pensamentos ruins.
Deus não vai perguntar que tipo de carro você dirigiu. Ele deve perguntar se você apostou corrida com seu filho, se fez um desenho, e se de lhe deu uma amizade alegre.
Deus não vai perguntar o tamanho da sua casa. Ele vai perguntar quantos colegas do seu filho você recebeu nela.
Deus não vai perguntar sobre a cor da pele do seu filho. Ele vai perguntar sobre o conteúdo do seu caráter.
Deus pode não perguntar se você trabalhou muito, mas pode perguntar se você descarregou ou descontou suas frustrações e cansaço em sua família.
Deus já sabe que você cometeu erros com o seu filho, o que Ele pode lhe perguntar é se você pediu perdão quando errou e se procurou mudar de atitude.
Deus não vai perguntar quanto vale seu tempo, mas Ele pode perguntar se você ajudou seu filho a fazer a lição. Se você o buscou na escola. Se você foi assistir a sua apresentação.
Deus não vai perguntar o que aconteceu na novela, mas vai te perguntar se você mostrou a seu filho como juntar as mãos e orar, se você ensinou o seu coraçãozinho a amar a Palavra de Deus.
Deus não deve perguntar qual era a sua posição social ou quanto pagou a uma babá, mas vai querer saber se foi você quem educou e inspirou seu filho.
Talvez Deus não vai perguntar quantos filhos você teve. Mas Ele vai perguntar quantos filhos você realmente criou e se você foi pai ou mãe de verdade!
Deus quer saber dos seus medos e angústias, assim como, Ele quer conhecer seus sonhos e vontades.
Deus quer saber se seu filho pode se espelhar em você!
Deus vai perguntar se você perdeu seu filho para o mundo, ou se o ganhou para Deus!
Deus quer saber se o coração dos pais está voltado para os filhos, e se o coração dos filhos está voltado para os pais.
E por fim, Deus vai querer saber se você amou o ser humano que Ele colocou em suas mãos.
E o melhor de tudo é que há tempo para recomeçar, hoje, agora! Pois, amanhã pode ser o seu dia de responder essas perguntas para Deus...
Senhor ajuda-nos! Transforme e mude completamente a nossa mente! Senhor Deus “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que o nosso coração seja sábio.” Salmos 90:12.

Alexandra Guerra. Autora, dentre outros, dos livros " Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Ed. Betânia. Veja também no yoytube.

Que Homem é este?

JESUS APAZIGUA A TEMPESTADE


“E, Entrando Ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; Ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. E Ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu:  os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”. Mateus 8: 23 a 27.

Interessante refletirmos que não costumamos seguir uma pessoa que seja desconhecida, mas as vezes costumamos seguir alguém desconhecido quando nos sentimos perdidos – isso acontece muito quando estamos indo a algum lugar que não conhecemos muito bem ou é praticamente desconhecido.
Porém aqueles discípulos não estavam seguindo alguém desconhecido, nem estavam perdidos, já tinham visto muitos milagres de Jesus. Então por que se impressionar com alguém que já conhecemos e temos visto muito de seus feitos?
Que homem é este?
Quantas vezes seguimos ao Senhor, o chamamos de Senhor e o deixamos dormindo dentro de nossas vidas. Quantas vezes passamos por tribulações, por lutas e esquecemos que temos um Senhor em nossas vidas!
Quantas coisas Jesus já fez por você? Quantas orações já foram respondidas? Quantos livramentos você já recebeu? Quantas coisas boas já aconteceram com você?
Parece que é mais fácil lembrarmos das coisas ruins do que das coisas boas!
Será que só precisamos lembrar-nos de Jesus quando estamos em tribulação, em provação ou em dificuldades?
Servimos ao Senhor e Ele é o Deus que pode todas as coisas! Que faz o Impossível acontecer!
Que diz ao Vento e ao Mar te aquieta!
“ESPERA NO SENHOR, ANIMA-TE, E ELE FORTALECERÁ O TEU CORAÇÃO; ESPERA, POIS, NO SENHOR”. SALMO 27: 14
“PERECERIA SEM DÚVIDA, SE NÃO CRESSE QUE VERIA OS BENS DO SENHOR NA TERRA DOS VIVENTES”. SALMO 27:13