Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Que tipo de liberdade você tem buscado?

“Disse Jesus: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade e a verdade os libertará” (João 8:31-32)

Você sabe qual é a verdadeira liberdade? Sabe qual a liberdade que, ao mesmo tempo, te faz livre e servo de Jesus Cristo? Essa é a liberdade que os filhos de Deus recebem através da Palavra. Jesus, certa vez, falando aos judeus que acreditavam nele, disse que se eles permanecessem firmes na Sua Palavra, eles seriam verdadeiros discípulos.

E você? Que tipo de liberdade você tem buscado? É a liberdade de pecar? De viver longe da presença de Deus? Essa liberdade não vai te levar a lugar algum. Por isso, hoje, decida no seu coração conhecer a verdade que liberta: Jesus Cristo, o Senhor! E que a sua oração seja: “Senhor, hoje eu quero conhecer a tua verdade. Hoje eu decido renunciar as minhas vontades e começar a viver em obediência à Sua Palavra”. Pense nisso! 


Sua cabana está em chamas?

O único sobrevivente de um naufrágio consegiu chegar a uma pequena ilha deserta. Ele orou fervorosamente para Deus o salvar. Diariamente ele olhou atentamente o horizonte à espera de ajuda, mas parecia que não havia esperança.

Exausto com o passar do tempo, ele conseguiu construir uma pequena cabana de madeira para se proteger e guardar os poucos pertences que lhe restavam. Entretanto, um dia, depois de sair buscando algo para comer, ele chegou em casa para achar a pequena cabana dele em chamas, a fumaça subindo para o céu. O pior tinha acontecido; tudo estava perdido. Ele ficou atordoado com aflição e raiva. "Deus, como pôde você fazer isso comigo!" ele gritou. Porém, cedo no próximo dia, ele foi despertado pelo som de um navio que estava chegando à ilha.

O navio havia chegado para salvá-lo. "Como vocês sabiam que eu estava aqui?" ele perguntou. "Nós vimos o sinal da fumaça", eles responderam.

É fácil ficar desanimado quando coisas más acontecem. Mas não deveríamos perder a esperança, porque Deus está trabalhando em nossas vidas, até mesmo no meio de dor e sofrimento. Lembre-se, da próxima vez em que sua cabana estiver em chamas, aquilo pode fazer um sinal de fumaça que chama a graça de Deus.

– autor desconhecido. 


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aprendendo com as Formigas


Prov 6:6-8 e 30:24-25


Nos EUA tem escolas que levam os alunos a observarem os formigueiros para que aprendam com elas: Trabalho... Perseverança... Sabedoria... Aqui no Brasil, criaram uma formiga evangélica para ensinar textos bíblicos as crianças, e a famosa formiga Smilinguido! 

Já existe ate Fazenda de Formigas e formigários a venda nas lojas de animais... Inclusive já chegou aqui no Brasil/São Paulo.

Inseto himenóptero da família dos formicídeos... Possui varias denominações: formiga malagueta, mineira, cortadeira, carregadeira (saúva), cigana, açucareira, Argentina, cuiabana... formigão, formiga preta, vermelha...

Inspirado por Deus, o sábio Salomão manda que aprendamos com elas: 

I – APRENDENDO A TRABALHAR COM A FORMIGA – V.7

Sem Líder Aparente!

1.1-Sem precisar ninguém mandar: Poucos são os trabalhadores que continuam trabalhando na ausência do chefe, a não ser que sejam autônomos ou recebam por produção. Para o trabalho secular, ate que trabalhamos, mas para Deus, poucos se oferecem. – Salomão recomendava aqui não apenas o aprendizado com a formiga para o trabalho secular, mas também o trabalho para Deus!

1.2-Sem perda de tempo: trabalha de verão a verão, exceto no inverno; O brasileiro gosta muito de feriado, de férias, de folgas... Ilust.: Fábula de La Fontan, “cigarra e a formiga”, a cigarra só queria cantar...; - Tem muito “crente-cigarra” que só quer cantar, mas não quer trabalhar! Uma das grandes barreiras a essa Visão Celular é que tem trabalho p/todos e quem não quer trabalhar não gosta dessa Visão...!

1.3-Sem Preguiça: João 9:4 “... trabalhai enquanto é dia...”; João 5:17 “Meu Pai trabalha... e Eu trabalho também”! – Ilust.: II TES 3:10-12. Somos um povo trabalhador! A Preguiça traz Maldição! – Prov 24:30-34 / Prov 13:4. Ao se Converter, Paulo mandava “trabalhar” – Ef 4:28! Quem não Trabalha, da trabalho, fica procurando defeito e falhas em tudo... nunca esta satisfeito...! 

II- APRENDENDO A PERSEVERAR COM A FORMIGA

Ilust.: Gengis Khan, durante uma batalha, escondeu-se num celeiro... observou uma formiga tentar 72 vezes p/carregar um alimento... Ele então saiu do celeiro e decidiu enfrentar a guerra...!
2.1 – São obstinadas: Não olham para o tamanho do desafio... Nada as fazem desistir do açucareiro! Ilust.: Nosso futuro presidente Garotinho, contou a estória da formiguinha vitoriosa que chegou ao topo do vidro com mel, enquanto todas iam desistindo e dizendo que não dava... aquela formiguinha conseguiu, sabem por que? Porque ela era surda! – Seja Surdo a voz de derrota e pessimismo... - Já disseram a você que você não conseguiria, que não dava para você... Já mandaram você desistir

2.2 – São corajosas: Enfrentam folhas e desafios 100 vezes mais pesados do que sua massa corpórea... Ilust.: Você já brincou com formiga? – Você retira a folha e ela volta... e se você deixar o dedo ela lhe acerta... Ilust.: Só os Corajosos vencem! Os covardes, medrosos e tímidos não conquistam nada, a não ser a derrota do Inferno! – Ilust.: O que Deus mais falou aos seus lideres escolhidos foi: “Não temas”!– Moises, Josué (1:9), Gideão, Profetas... p/Voce!

2.3 – São incansáveis: Quem já viu uma formiga cansada e descansando debaixo de uma arvore frondosa...? – Mas nós nos cansamos com muita facilidade, principalmente quando estamos fazendo um trabalho que não nos agrada... Ilust.: Muitos cansam tão rápido quando estão estudando... Mas vendo TV não se cansa... – Tem crente que só vive cansado para fazer o trabalho do Sr.....! Ilust.: Impressiona-me o Vigor do Casal Severo/Dalva... Onde esta a força deles? - ISAIAS 40:28-31! 

III- APRENDENDO A SER SABIO COM A FORMIGA – Prov 30:24-25

Ilust.: Existia um costume entre os árabes que ao nascerem seus filhos, eles colocavam uma formiga em sua mão e diziam: Que este menino cresça e seja muito esperto!

Você sabia que as formigas em cativeiro não se reproduzem? Em Cativeiro a formiga rainha só bota ovos que geram formigas operarias e assim a colônia estará com seus dias contados, pois não se reproduz mais, apenas vão se mantendo vivos! 

3.1 – São Organizadas: “Elas não tem chefe, nem superintendente, nem governador”, mas elas têm uma Rainha e são organizadas em Colônias. Elas não são “Anárquicas, Independentes ou autônomas”. Elas trabalham em Equipe e em prol da Equipe que é a sua Colônia!

3.2– São Disciplinadas: Trabalham sem precisar de ninguém ficar empurrando...! Não dão trabalho a formiga-rainha, cada uma desenvolve ininterruptamente a sua função (Rainha, Operarias, Macho e Fêmea)!

3.3 – São Prevenidas: PROV 6:8 “No Verão faz a Provisão e ajunta”. Ilust.: Enquanto a Formiga dizia p/Cigarra que fosse trabalhar, pois chegaria o Inverno, ela dizia: ainda ha muito tempo... até que veio o Inverno...! Cuidado com o Inverno! Você precisa estar preparado para esse Grande Dia! 

CONCLUSÃO: Muitos hoje vivem como Cigarras... Não acreditam que vem o Verão! Jesus disse certa vez: MAT 24:29-39!

Você deve aproveitar o dia de Hoje, pois amanha não sabemos o que vai acontecer...! Hoje é o momento de Decidir, de Mudar, de Consertar, de Pedir Perdão, de Fazer Aliança com Deus! 

Autor: Pr Vanderlei Mello 

O Quando de Deus

Quando o sonho se desfaz, Deus reconstrói;
Quando se acabam as forças, Deus renova;
Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria;
Quando não há mais amor, Deus o faz nascer;
Quando a maldição é certa, Deus transforma em bênção;
Quando parecer ser o final, Deus dá novo começo;
Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve com a paz;
Quando a doença assola, Deus é quem cura;
Quando o impossível se levanta, Deus o torna possível;
Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer;
Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma nova porta;
Quando você diz: não vou conseguir, Deus diz: não temas, pois estou contigo;
Quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador;
Quando não há possibilidade, Deus faz o milagre;
Quando só há morte, Deus nos faz persistir;
Quando a noite parece não ter fim, Deus faz nascer o amanhecer;
Quando caímos num profundo abismo, Deus estende sua mão e nos tira de lá;
Quando tudo é dor, Deus dá o refrigério;
Quando o calor da provação é grande, Deus dá a sombra da sua presença;
Quando o inverno parece infinito, Deus traz o verão;
Quando não existe mais fé, Deus diz: acredita;
Quando estamos a um passo do inferno, Deus nos dá a direção do céu;
Quando não temos nada, Deus nos dá tudo;
Quando alguém diz que não somos nada, Deus nos diz que somos mais que vencedores;
Quando difícil se torna o caminhar, Deus nos carrega no seu colo." 

REFLEXÃO

A meditação acima nos faz lembrar o Salmo 23, que diz que o Senhor é nosso pastor, e que nada nos faltará. É uma mensagem de alento, num mundo, e num momento em que há tantos desenganos, frustrações, sentimento de derrota e abatimento sobre tantas pessoas, mesmo entre muitas que são cristãs.

Nosso Deus é maior que todas as circunstâncias. Há um hino que diz que "se o mar não se abrir", Deus nos fará "andar por cima das águas". Ele nos segura com sua mão onipotente, e nos faz passar por cima das muralhas, por cima das tribulações e aflições da vida, que são inevitáveis. As lutas são o meio pelo qual o Senhor nos faz exercitar nossas energias espirituais; não se vence a batalha espiritual nas academias de educação física; estas podem servir para modelar o corpo, mas a modelação da alma se faz diante das lutas, nos pés do Senhor, em oração e adoração constantes.

Que o nosso bondoso Deus nos ajude a sermos otimistas persistentes, como o profeta Habacuque, que, em meio às vicissitudes da vida, num momento em que o povo estava sem esperança, afirmou: "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, e o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantiumento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; Todavia eu me elegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3.17,18).

Autor: artigo recebido por email